Social Media Day Porto Alegre, Acabou a Zoeira!

7 Flares Twitter 0 Facebook 7 LinkedIn 0 Filament.io 7 Flares ×

Ainda procurando recuperar os 2 dos 3 posts que sumiram do nosso sistema, gostaria que soubessem o quão feliz estou nos últimos dias, mesmo com essa chateação.

A convite da sempre dedicada e muito gentil Deb Xavier (idealizadora maior do projeto Jogo de Damas), fui participar do Social Media Day POA, aqui em Porto Alegre. Referência em várias cidades do mundo, o evento contou com a participação de muitas pessoas interessantes e palestrantes muito felizes em suas indagações.

 O DIA EM QUE CONHECI A MINA DO BUZZFEED

10520630_4423415359930_3877828623215101996_n

Conhecer Clarissa Passos foi algo realmente muito bacana, porque ela é o tipo de pessoa que além de querida, te faz querer estar por perto aprendendo sempre. Para quem ainda não sabe quem ela é, Clarissa é a responsável no Brasil por alimentar a hiper popular plataforma BuzzFeed, que desde o início do ano está produzindo material exclusivo para o Brasil.

Ficou curioso para saber o que conversamos? Calma, eu não sou egoísta, muito pelo contrário, anotei 10 dicas infalíveis, segundo a moça, sobre como gerar conteúdo na web e ele viralizar:

1. Se relacione com pessoas diferentes!
2. Seja sempre curioso (principalmente longe da sua zona de conforto).
3. Calibre a sua mira (seja objetivo e direto, gere um tipo de conteúdo que as pessoas queiram compartilhar).
4. Brinque sadiamente com perfis (mas use o humor de maneira SEMPRE controlada).
5. Brinque com a identidade das pessoas (faça listas, dê pistas sobre quem elas podem ser ao consumirem o seu material).
6. Brinque com a Memória (sua e dos outros).
7. Preste muita atenção no seu dia a dia, no seu entorno, no entorno dos outros.
8. Seja mais do que criterioso com o acabamento de qualquer material que possa levar crédito seu.
9. Se você prometeu algo, cumpra. Sua palavra vale ouro.
10. Não existe fórmula 100% segura de nada, improvise e aplique o que você sabe fazer de melhor.

Bacana né? Além desse momento “tiete” com a Clari, aprendi que não possuir números exorbitantes de seguidores e até mesmo de leitores não me faz ser um blogueiro menos bacana do que quem possuí um milhão de acessos. A diferença, entre um e outro, pode estar na qualidade do produto. E isso é questão particular de cada um.

COMO EMPREENDER?

Iniciei este ano estagiando com uma das pessoas que eu mais admirava desde os 15 anos, aqui no mercado gaúcho de comunicação: Rafael Terra. Aprendi, no tempo em que estive na Fabulosa Ideia, o quão importante são as mídias sociais e o quão importante é ser um empreendedor (seja qual for o seu segmento).

Empreender, antes de tudo, é saber criar. É saber que tudo pode dar certo, assim como tudo pode nunca acontecer. A diferença, segundo essa gente incrível que eu tive o prazer de ouvir no SMDPOA, está no modo como você encara a vida. Guardei uma frase que ouvi durante o evento e acreditei ser genial para a vida inteira: “Para dar certo, você precisa ser mais do que um nome no cartão de visitas da sua empresa”.

Querem maior verdade do que essa?!

LEGAL! MAS MATHEUS, QUAIS DICAS TU PODERIA NOS PASSAR SOBRE EMPREENDEDORISMO JUVENIL?

Antes de tudo, vamos tirar o juvenil da pergunta, ta?! Agora reformulemos a questão:

“MATHEUS, QUAIS DICAS TU PODERIA NOS PASSAR SOBRE EMPREENDEDORISMO?”

Porque eu refiz a pergunta? Simples, porque empreender não exige idade alguma. Lógico que quanto mais cedo, mais chances você tem de arriscar… Porém, se as coisas irão dar certo ou não, isso não lhe compete saber. Tudo o que você precisa fazer é empenhar-se, dedicar-se, acreditar em si e em todo o potencial que possuí (incluindo nas horas ruins, ta?!).

Mas se ainda assim estiverem precisando de um apoio mais objetivo, calma, eu anotei algumas dicas também:

QUEM É VOCÊ? Pergunta do tipo ridícula mas que vai responder exatamente aquilo que você insiste em querer saber.

AONDE QUERO CHEGAR? Você já se perguntou isso alguma vez, antes, na sua vida?

QUAL A SUA HISTÓRIA? A todo instante contamos histórias, basta agora você saber qual a melhor forma de realmente expô-las ao mundo.

O QUE TEM A OFERECER? Se a sua desculpa começar com só a sua mãezinha achando você bonito, pode parar com essa lenga-lenga. Nada acontece se você não estiver apto a oferecer algo ao universo. Prepare-se, organize-se e tenha sempre algo bom para oferecer ao mundo.

COMO QUERO SER CONHECIDO? Você já pensou que o mundo pode estar louquinho para saber quem você é? Se você for tímido, nada lhe impedirá de no digital ser mais aberto e otimista do que fora dele. Se você for mais expansivo, o espaço é ainda maior no online do que no mundo offline.

Amei a experiência! Reencontrei um montão de pessoas queridas, ouvi e conheci mais um monte de gente especial. Por isso eu precisava compartilhar com vocês essa vivência que aconteceu na semana passada.

O que vocês acharam? Gostaram das dicas? Contem para mim!

fotos Lisa Ross; acervo; divulgação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *