Exposição Vinte(ver) Mario Quintana no Praia de Belas Shopping

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Na semana passada fui conferir de perto a exposição Vinte(ver) Quintana, que homenageia a obra de um dos maiores poetas da literatura brasileira: o incrível, Mario Quintana.

Como eu tive aula na faculdade no dia da inauguração da exposição que está localizada no terceiro piso do shopping Praia de Belas, aqui em Porto Alegre, eu não consegui ir prestigiar as delicadas fotografias que expressam a alma de cada poema exposto na exposição.

ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpeg ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBela9s_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegDe uma maneira super interativa, o leitor e apreciador da obra do poeta podem caminhar por um “labirinto de poesias” (escritas e fotografadas), apreciando a obra de Mario Quintana, que para os deficientes visuais poderá também ser conferida através do áudio disponível em fones de ouvido espalhados por cada poema. Algo realmente BEM pensado e BEM organizado.

ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas2_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpeg ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas8_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpeg ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas7_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegParticularmente, eu tenho um carinho imenso pelo Mario Quintana. Acho que ele traduz o que muitas vezes eu gostaria de dizer para o mundo de um modo super discreto e objetivo. Ele também é prático, pontual, mas ainda assim subjetivo. Ele é único, e em vida, admirado por poucos e bons.

Há um certo tempo, eu conheci pessoalmente aqui em Porto Alegre Liane Neves, fotógrafa oficial da revista Caras e autora do livro fotográfico que homenageia o mestre Quintana (me permitam chamá-lo assim, porque de fato gosto da sensibilidade que ele possui em cada verso lido em seus poemas), e Liane conviveu com ele um bom tempo. Comento isso, porque estar perto de alguém que teve a oportunidade que eu não tive, em pelo menos poder tomar um café no fim do dia com ele, compartilhar algumas dores e dissabores da vida, podendo ouvir um conselho de alguém bem vivido e ao mesmo tempo humanizado, deveria ser algo único. Por isso, toda a vez que eu a revejo acabo sempre tornando a comentar sobre o livro dela, porque de fato a admiro pelo talento total que ela consegue captar em suas lentes fotográficas, mas também a admiro pela oportunidade única que ela teve em poder ter conhecido um autor como ele, uma pessoa como ele.

ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas3_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas4_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegEspaço em Homenagem ao Hotel Magestic (inclusive nas cores, suponho eu) que acolheu o autor por muitos anos e que hoje é conhecida como Casa de Cultura Mario Quintana e que fica localizada aqui em Porto Alegre. 

Brinco que o mestre Quintana representa o Rio Grande do Sul e que o saudoso e maravilhoso Caio Fernando Abreu (que é outra paixão, digna de outro post) é quem representa Porto Alegre. Uma bobagem, porque ambos me representam assim como representam tantas outras pessoas pelo mundo, que no fim, o que realmente importa é o sentimento captado por cada um. E isso é algo realmente impagável, incurável e eternamente eterno.

Para finalizar o post, creio que o convite já tenha sido mais do que explícito, mas se você ainda se sente inseguro de ir numa exposição de um dos maiores poetas do Brasil por não conhecer muito ou simplesmente não saber nada sobre a obra dele, calma. No fim da exposição existe um espaço com todos os livros do Mario, e bem, isso é um paraíso para quem gosta de ler. Já para os curiosos e não muito entendidos do autor, é a oportunidade em conhecer algum poema em específico e até mesmo de se reconhecer o estilo de escrita e de percepção de mundo que só ele tinha.

ExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas6_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegExposiçãoVinte(Ver)MarioQuintana_ShoppingPraiaDeBelas5_PortoAlegre_ModaMasculina_BlogModaMasculina.jpegVale a pena ir conferir, mesmo que por 15 minutinhos de passada de olho batida por cada foto e por cada poema. É uma experiência muito bonita e que poderá ser conferida nesse mesmo espaço até o dia 26 de setembro.

Grande abraço, Matheus.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *