5 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 5 Filament.io 5 Flares ×

Eu gostaria de dizer que o título correto dessa análise muito particular deveria ser 5 MOTIVOS PELOS QUAIS EU ADMIRO (TANTO) GIOVANNI BIANCO. Se você ainda não o conhece ou nunca ouviu falar de um dos brasileiros mais influentes no mundo das (boas) conexões, entenda agora.

GIOVANNI BIANCO
@gb65

Nascido numa família italiana cuja presença em sua vida o oportunizou a transformar-se em globetrotter, foi muito importante para que ele nos ensinasse a querer fixar-se no mundo sem ter um ponto definido. Depois de estudar artes e compreender que o seu “tino para o negócio” era justamente em saber conectar pessoas, ações, movimentos, figuras e linguagens, ele conta em suas entrevistas que foi desta maneira que chegou na Itália, sem muito estilo na hora de se vestir mas com muita vontade, feito que o fez chamar a atenção e a confiança de Stefano Gabbana e Domenico Dolce, os quais abriram portas para ele e a partir de então, tem se tornado a figura emblemática que é.

Agora fica um pouquinho mais fácil compreender os meus 5 motivos, confira:

1 • BRASILEIRO DE CORAÇÃO, CIDADÃO DO MUNDO COM EMOÇÃO

Giovanni me inspira já fazem uns 5/6 anos, desde quando eu li o seu nome como partner de alguma campanha da Marni na internet. De lá pra cá, eu compreendi o porque da marca italiana virar tão cool e ganhar o mundo: era o olhar de Giovanni que começava a inspirar o universo dela. E digo mais: não só dela, como de sua extensa lista de clientes. Em seu próprio site, meu maestro (posso chamar assim, vai? Ainda vou trabalhar com ele!) explica que criou a GB65 (sua agência criativa) com a intenção de atender clientes globais, auxiliando-os desde a sua imagem no mercado internacional, seu direcionamento comportamental e as linguagens de comunicação utilizadas em todos os canais, feitos que já são muito bem atendidos e que o tornaram um dos brasileiros mais influentes no mundo todo. SAIBA MAIS 

2 • VISÃO NÃO É ALGO QUE SE COMPRE, MAS SE ADQUIRE!

Como aluno de Marketing é mais do que sabido por mim que momentos de crise são momentos muito importantes para se investir em ideias, transformar teorias em oportunidades, movimentar estruturas e criar novos caminhos. O que só vem a comprovar no caso do Giovanni é que em pleno 2001 (pós virada de século, início da globalização como fator definitivo a partir da internet e pós atentado de 11 de setembro) ele decide empreender e abrir a sua própria agência/empresa. Eu o admiro tanto que perceber o quanto ele foi corajoso em querer abrir um negócio tão forte no mundo com a intenção de ser internacional mesmo e com um baita problemão como foi o ocorrido no período, só o fazem ainda mais inteligente ao saber perceber oportunidades e efetiva-las com coragem. O resultado? Bem, são poucos na história que podem dizer que já trabalharam ou responderam pelo posicionamento de imagem/artístico/comportamental de pessoas tão célebres quanto Madonna, Gisele Bündchen, Anitta entre outras figuras poderosas do cenário global.

Giovanni desta maneira me ensina a persistir nas minhas convicções, a não desistir de ante dos meus anseios e a (tentar) pensar sempre grande. Visão é algo que realmente não se compra, mas se adquire com o tempo!

3 • DIREÇÃO CRIATIVA

Quando decidi deixar de ser “blogueiro” pra assumir a minha posição como jornalista, eu ainda me sentia insatisfeito em só produzir conteúdo. Foi desta forma que decidi trabalhar com Assessoramento Criativo. Um dos norteadores para essa decisão? Giovanni Bianco. Giovanni não só atua como um bom conector, mas estabelece relação entre o mundo e aqueles que ele deseja comunicar. Eu adoro a forma como ele engaja seus clientes e a maneira a qual traqueja seus movimentos dentro do mercado.

Em 2017, ainda neste ano, Giovanni foi indicado e nomeado como novo diretor criativo da Vogue Italia, a mais criativa de todas as Vogues no mundo. Mérito muito bem merecido, tendo em vista todo o legado criativo que ele vem construindo junto aos nomes com os quais já trabalhou. E é por isso que eu reitero: precisamos aprender a nos comunicar mais, a administrar melhor os vínculos que fazemos e a atentarmos aos signos que deixamos no mundo a partir da nossa imagem.

4 •  CRIAR UM LEGADO (EM EQUIPE)

Todas as vezes que me perguntam onde quero estar daqui a 10 anos, eu geralmente não consigo mensurar com exatidão o local em específico, mas consigo perceber um grande desejo em querer aprender durante essa década inteira com pessoas que possam fazer a diferença na minha vida. E é exatamente por isso que eu admiro tanto o Studio GB65, porque me conectei à várias pessoas da sede brasileira até a americana, entendendo suas passagens, a oportunidade, o divisor de água e a grande experiência que foi trabalhar lá: o legado criado em equipe, assinado por Giovanni.

Por isso decidi me dedicar a novos projetos para quem sabe no futuro (breve ou não) ser mais um dos integrantes dessa equipe incrível que ele construiu.

5 • IDENTIDADE É A ALMA DE QUALQUER NEGÓCIO

Não foi com Giovanni que eu entendi a necessidade de se criar elementos que marquem a nossa identidade, mas foi com ele que eu compreendi a efetivação disso. Quando parei para analisar o processo criativo da Madonna, lá estavam característica dela. Quando fui revisitar campanhas dos últimos 10 anos da Givenchy (durante a era Tisci), lá estavam todos os elementos dele, co-direcionados por GBianco. Assim, foi o mesmo com o livro da Gisele: era ela em todos os aspectos. Isso se perpetuou por vários outros clientes que decidi estudar e analisar, onde concluí mais uma vez que identidade é a alma de qualquer negócio. Sem ela nós não temos condições de criar valor no mundo, e sem valor, nós não conseguimos expressar quem somos ou onde queremos estar.

ESPERO QUE O MESMO SENTIMENTO QUE EU SINTO PELO MAESTRO BIANCO, SIRVA DE ESTÍMULO PARA TODOS VOCÊS, POIS TODOS PRECISAMOS DE BOAS REFERÊNCIAS E ELE DEFINITIVAMENTE É UMA DAS MINHAS!

1 thought on “5 MOTIVOS PARA ADMIRAR GIOVANNI BIANCO”

  1. Adorei o texto, Matheus. Me chamo Rodrigo. Sou de Brasília. Acabo de me formar em publicidade. E assim como você, sou grande admirador do trabalho de Giovanni Bianco. Não consigo imaginar a honra que deve ter sido colaborar com alguém como ele. Se possível, queria conversar mais contigo sobre como foi e inspirar meus caminhos como profissional. Pois também tenho como meta ser parte da equipe GB65. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *