O IMPACTO DO VALOR DE MARCA EM NOVAS PRAÇAS

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Há poucos dias inaugurou em Porto Alegre a primeira loja da Louis Vuitton na região. Para quem ainda não sabe, a LV é conhecida como uma das 5 principais marcas de luxo no globo, ou seja, nunca antes na história da capital gaúcha houve a possibilidade de uma marca com um grande impacto no mercado de alto luxo adentrar o cenário local.

 foto | Salomão Cardoso

A loja fica localizada no shopping Iguatemi Porto Alegre, e, carrega consigo muito mais do que o peso do nome da Maison francesa, ela acaba por promover um grande questionamento sobre a oportunidade que temos em atrelar o nosso valor de marca junto ao branding de uma gigante que atua há mais de um século com um segmento extremamente rico, desejado e seletivo.

Meu apontamento sobre esta movimentação é referente a perspectiva de signos que começam a salientar-se a partir de então, como por exemplo, o fato da possibilidade de marcas menores e espaços de venda pequenos, começarem a lucrar (ou pelo menos estudar a possibilidade dê) sobre um nome maior, como a LV. Além de nos permitir atentar que o até então “inacessível” mercado de luxo, está cada vez mais ciente da necessidade em comunicar-se diretamente com nichos, identificando maior potencialidade de venda e novas formas de assegurar que o consumidor seja fiel a uma das marcas mais desejadas do mundo.

Eu & Fernando Campana sentados numa das obras dos Irmãos Campana

Tive ainda o privilégio de conhecer e conversar sobre muitas histórias, incluindo falarmos sobre a Ponte Vecchio, com Fernando Campana (um dos responsáveis pelo design das lojas da marca no mundo todo) durante o lançamento e a inauguração da loja. Apaixonado por design como sou, conhecê-lo foi muito especial para mim. 

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